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script- Nome do mapa

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script- Nome do mapa

Mensagem por Guimaker em Qua Out 02, 2013 4:32 pm

Desde já, gostaria de deixar claro que não fui eu quem fez esse script, portanto se quiserem me dar créditos será apenas pela disponibilização.

Este script faz com que o nome do mapa apareça na tela por alguns segundos. É bem customizável e tem instruções no próprio script.
Código:
#=====================================================================
#                       Mapa Por Segundos
#Script - XRXS
#Tradução - Wirefox
#=====================================================================

module XRXS20
  EXCLUSIVE_MAPS = [1,2,9,10,12,20,21] # Defina aqui os mapas que NÃO apareçeram, pelo seus IDs, Ex: EXCLUSIVE_MAPS = [1,2,3];
  WINDOW_FRAME    = true  
  WINDOW_SKIN      = "Windowskin"  # Defina aqui a Windowskin que irá ser usada. OBS: No "self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("001-Blue01")", troque também pelo nome da skin.  
  WINDOW_WIDTH_FIX =  120  # Defina aqui a largura da janela.
  WINDOW_HEIGHT    =  24  # Defina aqui a altura da janela.
  FONT_NAME  = "Tahoma"  # Defina aqui a fonte do texto, Tahoma, Verdana...
  FONT_COLOR = Color.new(255, 255, 0, 255)  # Defina aqui a cor do texto.
  FONT_SIZE  = 18  # Defina aqui o tamanho do texto.
  POSITION = 4  # Defina aqui a posição em que a janela ficará. Ex: POSITION = 3 : A janela ficará no canto inferior direito.
  TIME_FADEIN  = 16  # Defina aqui o tempo de espera para que a janela apareça.
  TIME_STOP    = 95  # Defina aqui o tempo que a janela fica apareçendo.
  TIME_FADEOUT = 24  # Defina aqui o tempo para que a janela se apague.
#Bom, espero que tenham entendido, bom proveito ^_^.
end
class Window_Map_Name < Window_Base
  def text_model(text)
    return "" + text + ""
  end
end
#==============================================================================
# ? XRXS. ????????
#==============================================================================
class Game_Map
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ???????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def name
    $data_mapinfos = load_data("Data/MapInfos.rxdata") if $data_mapinfos.nil?
    $data_mapinfos[@map_id].name
  end
end

#==============================================================================
# ¦ Game_Temp
#==============================================================================
class Game_Temp
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor :xrxs20_fade_duration
end
#==============================================================================
# ¦ Game_Map
#==============================================================================
class Game_Map
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_reader  :map_id
end
#==============================================================================
# ? Window_Map_Name_Space
#==============================================================================
class Window_Map_Name_Space < Window_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ?????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(x, y, w, h)
    super(x-16, y-16, w+32, h+32)
    self.opacity = 0
    self.visible = false
    @align = 1
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ?????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def set_text(text)
    # ??????
    if XRXS20::WINDOW_WIDTH_FIX == 0
      bitmap = Bitmap.new(1,1)
      bitmap.font.name  = XRXS20::FONT_NAME
      bitmap.font.size  = XRXS20::FONT_SIZE
      width = bitmap.text_size(text).width + 10
      bitmap.dispose
    else
      width = XRXS20::WINDOW_WIDTH_FIX
    end
    # ??????????
    if self.contents != nil
      self.contents.dispose
    end
    self.width = width + 32
    self.contents = Bitmap.new(width, self.height - 32)
    self.contents.font.name  = XRXS20::FONT_NAME
    self.contents.font.color = XRXS20::FONT_COLOR
    self.contents.font.size  = XRXS20::FONT_SIZE
    self.contents.font.bold  = true
    if text.nil?
      return
    end
    # ?????
    x = 12
    y = 0
    width -= 6
    height = self.contents.height
    text_color = self.contents.font.color.dup
    self.contents.font.color = Color.new(  0,  0,  0, 192)
    self.contents.draw_text(x+2, y+2, width, height, text, @align)
    self.contents.font.color = Color.new( 64, 64, 64, 192)
    self.contents.draw_text(x-1, y-1, width, height, text, @align)
    self.contents.draw_text(x+1, y-1, width, height, text, @align)
    self.contents.draw_text(x-1, y+1, width, height, text, @align)
    self.contents.draw_text(x+1, y+1, width, height, text, @align)
    self.contents.font.color = text_color
    self.contents.draw_text(x,  y,  width, height, text, @align)
  end
end
#==============================================================================
# ? Window_Map_Name
#------------------------------------------------------------------------------
#  ?????????????????
#==============================================================================
class Window_Map_Name < Window_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor :text
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    y = XRXS20::POSITION >= 2 ? 440 : 8
    w = 64
    h = XRXS20::WINDOW_HEIGHT
    super(-w, y, w, h)
    self.opacity = 0
    self.visible = false
    self.windowskin = RPG::Cache.windowskin("Windowskin") # Troque aqui a Windowskin (se quiser).
    if XRXS20::WINDOW_SKIN != ""
      # ??????
      skin = (RPG::Cache.windowskin(XRXS20::WINDOW_SKIN) rescue nil)
      # ?????? (???????????)
      self.windowskin = skin unless skin.nil?

  end
    @space = Window_Map_Name_Space.new(self.x, self.y, self.width, self.height)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????
  #    text  : ?????????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def set_text(text)
    if text.nil? or text.empty? or text =~ /^\./
      @showing_time = -1
      @text = ""
      @space.set_text(@text)
      $game_temp.xrxs20_fade_duration = -1
    else
      # ??
      @text = text_model(text)
      # ??
      @space.set_text(@text)
      if XRXS20::WINDOW_WIDTH_FIX == 0
        self.width = @space.width - 16
      else
        self.width = XRXS20::WINDOW_WIDTH_FIX
      end
      case XRXS20::POSITION % 2
      when 0
        @x_indent = 4
      when 1
        @x_indent = 632 - self.width
      end
    end
    self.visible  = false
    @space.visible = false
    # ?????
    fade_relocation
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  def fade_relocation
    # ?????????
    if $game_temp.xrxs20_fade_duration.nil?
      $game_temp.xrxs20_fade_duration = (XRXS20::TIME_FADEIN + XRXS20::TIME_STOP + XRXS20::TIME_FADEOUT)
    end
    #
    # ??????
    #
    d = $game_temp.xrxs20_fade_duration - (XRXS20::TIME_STOP + XRXS20::TIME_FADEOUT)
    if d > 0
      self.visible  = XRXS20::WINDOW_FRAME
      @space.visible = true
      amount = ((XRXS20::TIME_FADEIN - d) * 255.0 / XRXS20::TIME_FADEIN).ceil
      @space.contents_opacity =  amount
      self.opacity            = [amount*5/8, 160].min
      self.x = @x_indent - d
      @space.x = self.x - 16
      $game_temp.xrxs20_fade_duration -= 1
    #
    # ????
    #
    elsif ($game_temp.xrxs20_fade_duration > XRXS20::TIME_FADEOUT) or
          ($game_temp.xrxs20_fade_duration == 0 and XRXS20::TIME_FADEOUT == 0)
      self.visible  = XRXS20::WINDOW_FRAME
      @space.visible = true
      @space.contents_opacity = 255
      self.opacity            = 160
      self.x = @x_indent
      @space.x = self.x - 16
      if $game_temp.xrxs20_fade_duration > 0
        $game_temp.xrxs20_fade_duration -= 1
      end
    #
    # ???????
    #
    elsif $game_temp.xrxs20_fade_duration > 0
      self.visible  = XRXS20::WINDOW_FRAME
      @space.visible = true
      amount = ($game_temp.xrxs20_fade_duration * 255.0 / XRXS20::TIME_FADEOUT).ceil
      @space.contents_opacity = amount
      self.opacity            = amount * 5/8
      self.x = (@x_indent + XRXS20::TIME_FADEOUT) - $game_temp.xrxs20_fade_duration
      @space.x = self.x - 16
      $game_temp.xrxs20_fade_duration -= 1
      if $game_temp.xrxs20_fade_duration == 0
        self.visible  = false
        @space.visible = false
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ?????? [???????]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    fade_relocation
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ?? [???????]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def dispose
    @space.dispose
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ???? [???????]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def visible=(b)
    @space.visible = b unless @space.nil?
    super
  end
end
#==============================================================================
# ¦ Scene_Map
#==============================================================================
class Scene_Map
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ?????
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias xrxs20_main main
  def main
    # ??????????
    @map_name_window = Window_Map_Name.new
    # ??????????
    name = XRXS20::EXCLUSIVE_MAPS.include?($game_map.map_id) ? nil : $game_map.name
    @map_name_window.set_text(name)
    # ??
    xrxs20_main
    # ??????????
    @map_name_window.dispose
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias xrxs20_update update
  def update
    # ??????????
    @map_name_window.update
    # ????
    xrxs20_update
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # ? ??????????
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias xrxs20_transfer_player transfer_player
  def transfer_player
    # ????????????
    @map_name_window.visible = false
    # ????
    xrxs20_transfer_player
    # ??????????
    $game_temp.xrxs20_fade_duration = nil
    # ??????????
    name = XRXS20::EXCLUSIVE_MAPS.include?($game_map.map_id) ? nil : $game_map.name
    @map_name_window.set_text(name)
  end
end
Basta criar um novo script em branco acima do main e colar o código.
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